Não sou nenhum especialista, portanto não vou entrar em detalhes. Basta saber que estes são um dos vários fatores que determinam o grau de formalidade de um sapato. Caso necessário, posso tentar elaborar nos comentários ou em postagens futuras.
Ps: Esses termos também podem ajudar na hora do google para compras na gringa e vão facilitar muito a encontrar tudo no google images/pinterest.
Vamos lá:
Vamos lá:
Parte 1: Sapatos de Amarrar:
1. Oxford/Balmoral: O que caracteriza um oxford é a maneira como se posicionam os ilhóses. No oxford os furinhos dos cadarços são feitos no próprio corpo do sapato, formando praticamente uma única superfície. Abaixo, algumas variações:
1.1 Oxford "Wholecut": O sapato é feito com apenas um pedaço de couro. A única costura fica no calcanhar. Olhe bem para aonde estão os cadarços.
1.2 Oxford "Plain Toe" - O termo "plain toe" é porque a frente do sapato é completamente lisa. O que faz um sapato ser um oxford é a maneira como o fechamento dos cadarços é feita, estes em baixo são iguais o par de cima.
1.3 Oxford com "Cap Toe" : O "cap toe" é a biqueira, ou a listra horizontal na ponta do sapato. Novamente, os cadarços fazem parte de uma única linha superficial.
2. Derby/Blutcher: Neste caso os buracos do cadarço estão em uma aba extra, costurada sobre o corpo do sapato. Se tem abinha, é derby, não é oxford. Alguns exemplos:
2.1 Derby "Plain Toe" Novamente, o que difere o derby é a forma com que é feito o fechamento do sapato. No derby os cadarços ficam em uma aba levantada do corpo.
2.3. Derby Norueguês (Split Toe): É um derby por causa da posição dos cadarços. O Norueguês, ou Split Toe, tem esse nome por causa da costura e acabamento, caracterizados pela listra vertical que divide a ponta do sapato.
3. Brogue: São as decorações, ou buraquinhos perfurados na superfície do sapato. A origem deste hábito, assim como da maioria das coisas no vestuário masculino, é funcional. O costume surgiu no campo, e não nas cidades. Os furos eram feitos para facilitar a drenagem da água. Existem diversos desenhos e quantidades. Mais comuns são: o completo, o meio, e o um quarto. O brogue completo, ou "full brogue", é também chamado de "Wingtip", por que o desenho na ponta do sapato lembra o formato das asas de um pássaro levantando voô. Brogue não é uma expressão comparável a um oxford, pois não tem nada a ver com o tipo do sapato. Um brogue pode ser tanto um oxford quanto um derby, por exemplo. Alguns exemplos de sapatos de amarrar com brogue:
3.1 "Wingtips/Full Brogue": Caracterizados pela biqueira pontuda em formato da letra W, com extensões (asas) que se extendem pela lateral do sapato. A ponta do sapato é perfurada e o contorno também:
Na esquerda um oxford, na direita um derby. A asa dá a volta no calcanhar. |
3.2 "Austerity" Brogue: Um brogue com apenas a faixa em W na biqueira, sem furos, tem o apelido de brogue da austeuridade. Nicholas Antongiavanni disse em seu livro, The Suit, que eles foram uma solução que os sapateiros criaram durante a Segunda Guerra Mundial, quando o fornecimento e uso de couro na Inglaterra passou a ser bastante restrito.
3.3 "Meio" e "Um Quarto" de Brogue: A definição varia, mas geralmente um "meio/semi brogue" tem as perfurações na ponta mas não tem a asa. Ao invés disso tem um "cap toe" normal. Um quarto de brogue é quando o sapato não tem nenhuma perfuração na ponta, só um "cap toe" com perfurações. Alguns exemplos:
Oxford com meio brogue: apenas o medalhão e o cap toe perfurado. |
Oxford com 1/4 Brogue: O brogue é apenas a perfuração no cap toe. |
Derby Semi Brogue: Sem o desenho em w, só as perfurações ao longo do cap toe e na ponta. |
3.4. Sapato "Espectador" (Spectator Shoe): Desta vez um brogue, com variações de cores, podendo ser um oxford ou um derby.
4. Sapato "Saddle": Preciso pesquisar a origem do nome. Provavelmente é porque a camada de couro em cor diferente, colocada sobre a parte de cima do calçado, lembra um pouco uma sela de cavalo. Novamente, pode ser um oxford ou não.
Dois sapatos saddle. Um é um Oxford, e o outro um Derby. |
São todos tradicionais, cada um com a sua história. Cada um destes sapatos tem um grau de formalidade, que pode variar ainda mais de acordo com a sua cor, tipo de couro ou material, complexidade dos enfeites, aparência da sola, entre outros. Conhecendo essas regras, torna-se possível quebrá-las com elegância, e as possibilidades são muitas.
Fotos: A maioria das fotos utilizadas foram obtidas no site da loja Leather Soul Hawaii.
0 comentários:
Postar um comentário