Os coletes surgiram desde a Roma Antiga como parte da armadura dos soldados. Tornou-se uma composição da roupa para os nobres na Idade Média. Atualmente, é uma peça típica e pode ser encontrada em diversos tipos.
Jeans
O colete jeans foi uma febre na década de 1980, pois é totalmente ligado à era do Rock. Atualmente, voltou com tudo. Para usá-lo, deve-se tomar muito cuidado para que ele não seja uma peça destoante do resto do look. Além disso, o colete jeans é uma peça mais expressiva do verão, não sendo muito aconselhável usá-lo nas estações frias. Alguns looks:
Não é obrigatório usar as mesmas cores de jeans para o colete e para a calça, por exemplo. Porém, não fica legal misturar tonalidades muito opostas.
Por ser uma peça típica do verão, vista o colete jeans com camisetas ou regatas.
Como o colete é, em si, básico, aproveite para vestir uma camiseta simples e ousar nos calçados e bermudas/calças.
Alfaiataria
Os alfaiates nasceram na Idade Média por necessidade das populações por roupas confeccionadas especialmente para elas. Assim sendo, o alfaiate trabalhava em sua casa e costurava as peças para clientes determinados, com medidas perfeitas e visando sempre à perfeição. Atualmente, existem poucos alfaiates e os preços não são lá muito agradáveis. Porém, a tendência continua e bomba nas passarelas. O colete de alfaiataria é uma peça que acompanha ternos e smokings e demorou a ser vendido avulso. Algumas lojas de departamento já vendem. Alguns looks:
Ficam ótimos com camisas lisas e calças jeans para situações que não sejam nem muito casuais e nem muito formais.
Alguns coletes são de sarja e, mesmo assim, podem ser usados com camisas. Além disso, se você vestir uma camisa lisa e um colete liso, a gravata ou as outras peças podem carregar uma estampa legal para evitar a sobreidade do conjunto.
Combinar um colete colorido com peças de cores neutras é uma ótima alternativa para quem quiser ousar e mesclar tendências. Calças e bermudas cáqui são ótimas para escapar do jeans usual.
Puffy
Os coletes puffy são bem modernos. Consistem em peças fabricadas com náilon e cheias de bolsões de ar. Também são chamados de coletes de náilon por causa da sua composição. O náilon é um excelente isolante térmico, ou seja, retém grande quantidade de calor. Assim sendo, o colete puffy serve principalmente para aquecer em dias frios. Muito famosos no exterior, chegaram ao Brasil há pouco tempo e já estão sendo vendidos tanto em lojas de departamento como em grifes mais caras. Alguns looks:
Com camisa por baixo e cachecol para um dia frio.
O colete combina com a camisa xadrez e serve de sobreposição.
Look básico e sóbrio. Tons escuros combinados entre si.