“Tubarão”, o primeiro blockbuster de Hollywood e “avô” de “Jurassic World”, completa 40 anos




Embora adaptado de um livro de Peter Benchley, Tubarão tem inegavelmente a cara de seu diretor, Steven Spielberg. O cineasta tornou-se o grande criador de blockbusters “pipoca”, criando um cinema de diversão repleto de monstros, aventuras, ETs, criaturas e efeitos especiais – assim como seu amigo George Lucas com a franquia Star Wars. Em 93, Spielberg adapta outro livro, Parque dos Dinossauros – que deu origem ao atual Jurassic World.



Outra inovação de Tubarão que continua até hoje: em abril de 75, dois meses antes da estreia, a Universal lançou a maior campanha já vista para um filme, colocando anúncios de 30 segundos na TV, nos intervalos de 23 séries, como Os Waltons e Happy Days. Jurassic World seguiu essa cartilha, e em fevereiro teve um anúncio bombástico no intervalo do Super Bowl.



Tubarão coletou, para a época, números impressionantes de bilheteria. Nos primeiros três dias arrecadou US$7 milhões, pulando para US$14 milhões ao fim da primeira semana. Em dois meses tinha feito US$100 milhões – e tinha custado US$7 milhões para ser feito.



Claro que esses números são ridículos perto do atual Jurassic World – a maior bilheteria de todos os tempos, com US$500 milhões no mundo apenas no fim de semana de estreia. Em tempo: assim como Tubarão, Jurassic World também pertence à Universal.



Assim, o verdadeiro monstro criado por Spielberg em 75 não foi o tubarão, e sim o próprio conceito de blockbuster. Mas essa é uma discussão que fica para depois!…



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