SPFW Inverno 2012: quarto dia - 22/01

Os destaques  do quarto dia de SPFW Inverno 2012 foram, certamente,Alessandra Ambrosio (que desfilou grávida) e Ashton Kutcher, que subiu na passarela apenas para fotos. Os dois foram trazidos, como de praxe, pela Colcci, que apresentou uma coleção predominantemente em tons escuros como roxo, vermelho e laranja. Cavalera também chamou atenção com seu desfile realizado na Estação da Luz, que trouxe Amy Winehouse de volta à memória dos fashionistas. O paranaense Jefferson Kulig olhou lá para a flora dos "campos gerais" do interior do seu estado natal para criar um jardim de inverno high-tech, e Juliana Jabour apostou em uma coleção inspirada no filme Viagem a Darjeeling, de Wes Anderson, na qual irmãos realizam uma divertida jornada por paisagens indianas. Por fim, Fause Haten buscou inspiração nas belezas naturais do Havaí para sua coleção de inverno.














A Cavalera levou os fashionistas do SPFW a um dos cartões postais mais bonitos da cidade de São Paulo, a estação da Luz. Lá, eles foram recebidos com músicos e dançarinas burlescas, lembrando um saloon do velho oeste americano, e conferiram de perto a coleção de inverno intitulada de Cowboys Urbanos.

O moletom, um dos símbolos da grife, é mais sofisticado, todo estampado e em fundo branco, recoberto com motivos coloridos - como corações sagrados, flores e espinhos-, com texturas, bordados e paetês ou recortes vazados. Outro ponto forte da coleção é o jeanswear, que vem desde o mais despojado, em lavagem clássica de aspecto corroído, até os mais avant-guarde, imitando couro.

A alfaiataria também é bem bacana e cool, mesclando sarja, lãs e às transparências das rendas: neles, com sobreposições de jaqueta perfecto com gola tipo parka ou descontruída. Já para elas, com casacos mais curtos, mesclando transparência e peso, inclusive sobrepostos a vestidos com várias camadas de saias curtas, com texturas e volumes. Nas cores, muito, muito preto, além de vermelho, caqui, azul e verde-militar.












O paranaense Jefferson Kulig olhou lá para a flora dos "campos gerais" do interior do seu estado natal para criar um jardim de inverno high-tech, que mistura de forma bem particular romantismo, esporte e tecnologia.

As roupas, em cores neutras, pontuadas por preto, rosa, salmão e ocre, vêm numa silhueta atemporal, num mix de materiais como veludo, borracha, silicone, tafetá e matérias-primas sintéticas.

Pontos para a estamparia geométrica, inspirada nos seixos - as pedrinhas arredondadas que rolam nos pequenos riachos -, além dos lindos vestidos com bordados de flores recortadas e de efeito 3D, foscas, brilhantes ou holográficas.










Fause Haten buscou inspiração nas belezas naturais do Havaí para a coleção de inverno. Nela, o colar havaiano ganha uma versão em estola ou aparece de forma mais explicita, bordado no dorso de vestidos.

Os hibiscos e folhagens também estão nas estampas e nos paetês de formas mais longilineas,   se contrapondo a limpeza de imagem de vestidos justíssimos, concebidos em faixas transparentes junto a outras em tecido verde e rosa.

Alguns vestidos trazem também decotes, drapeados laterais nas saias - numa alusão aos pareôs, e a companhia de franjas de pele. Nas cores, muito preto, uva, verde e prata.












Cheio de frescor, o Inverno de Juliana Jabour traz as cores das especiarias para o São Paulo Fashion Week. A coleção é inspirada no filme Viagem a Darjeeling, de Wes Anderson, na qual irmãos realizam uma divertida jornada por paisagens indianas. Os tricos de ar étnicos, em vestidos, casacos e calças, sintetizam as cores destas despojadas viagem, transportada de forma tão delicada para a passarela.

Lindos os casacos, dos mais ajustados aos amplos e quentinhos, em tweed rústico marinho, com bordados e um brilho sutil do lurex. Já a alfaiataria, cresce nesta estação, com pegada mais sofisticada em jacquard metalizado, lã e crepe. Os vestidos mais fluídos, com silhueta inspiarda na década de 20, são mais sofisticados e trazem com bordados de vidrilhos.

Já os looks monocromáticos trazem contraposição de pesos e texturas: camisas soltinhas com bordados acompanhados de saias em recortes arrendondados, inspiradas na silhueta dos anos 60. Os tricôs, sempre presente nas coleções de Juliana, trazem pontos manuais e acabamento de barras e bunhos num lindo trabalho trançado.








A angel Alessandra Ambrósio, gravida de cinco meses, abriu e fechou o desfile da Colcci, que nesta temporada vem bem mais sofisticada, inclusive na linha denim. O último look da apresentação, desfilado por Ambrósio, dá o tom do que é o jeanswear: muitos recortes em índigo em diferentes lavagens simulando um grafismo urbano. Já para os rapazes, a onda é explorar o look dos mineradores americanos que foram os primeiros a usar a peça, com a clássica calça five pockets e jaquetões.

O couro também tem um tratamento especial e marca presença nas mangas da alfaiatria deles e em looks monocromáticos delas, algumas vezes em saias plissadas com camisas cleans, outras, em superskinnys com relevos simulando superfícies de tachas.

Já o tricô é máxi em todos os sentidos, aparece na saia lápis, na super longa, em vestidos, nos maxipulls e nas blusas, inclusive em pontos lembrando os manuais, com fios que ficam soltos nas emendas das cores. Bacana também a nova roupagem do náilon em blazeres e macacões. Nas cores, tons terrosos, verde-bandeira, oliva, militar, mostarda, vermelho, ocre, amarelo e laranja.

Na plateia, Ashton Kutcher acompanhava a tudo, como determina seu contrato com a marca.

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