por Gregory Martins
Sempre após responder a pergunta ‘Com o que você trabalha?’ espero por 3 sequências de fatos e uma delas é bem particular:
Um sorriso estampará o rosto do questionador fazendo-o brilhar entre todos os outros e o discurso a seguir, sempre bem ensaiado, tende a variar na sequência de palavras, mas nunca no objetivo, e ele é mais ou menos assim: ‘Eu não sigo as tendências. Eu tenho estilo próprio’.
Não é difícil encontrar pessoas que não seguem a moda. Especificamente, não é difícil encontrar pessoas que vêem a moda exclusivamente como o mercado de peças de roupa onde sua variação de padrão, estrutura e corte varia descontroladamente em um universo de referências desnecessárias à vida humana, dinheiro e manipulação severa. Pelos mais variados motivos, algumas pessoas resgatam em sua história de vida motivos para serem contrárias as mais variadas coisas e a moda é um alvo fácil.
Há boas semanas coloquei na minha timeline pessoal no Facebook o seguinte status: ‘Procura-se alguém que não esteja “nem ai para a moda”. Alguém?’ Depois de receber a referência das mais variadas pessoas, enviei 5 perguntas para 3 pessoas de diferentes ambientes, áreas de atuação e círculos de amizade. As respostas mais pertinentes você confere abaixo:
Alexandre Matsuda
TC - Como você sabe que outra pessoa está bem vestida?
Sei quando a roupa combina com a personalidade da pessoa
TC - Quais são os seus padrões para escolher uma roupa?
Gosto de coisas mais discretas; gosto de jaquetas com uma camiseta com estampa discreta e calça jeans e, dependendo do dia, gosto de colocar uma camisa e gravata
TC - Você poderia descrever como sabe que está bem vestido?
Sei que estou bem vestido quando me sinto bem naquela combinação, independente da opinião dos outros. Cada um tem seu gosto e não tem como agradar a todos! Então, visto o que acho que fica bem em mim.
Fernando Volpi
TC - Como você se relaciona com os padrões estabelecidos?
Apenas colho o que me agrada, sem me formatar. Acho triste quem sai das lojas com cara de ready-made.
TC - Qual a diferença de moda, tendência e estilo?
Moda: o “modus”, é uma ação. O que se faz, é o que se cria, então, moda é criação. A soma da moda como resultado, não como acúmulo. Tendência: marketing. Estilo: expressão do auto-conhecimento.
João Otávio Fernandes
TC - Qual a sua visão da moda?
Moda vai muito além do que ditam os estilistas e os grandes eventos. Moda é o que cada um gosta de vestir, se sentir bem com determinada roupa. Porém nem tudo que está na passarela é feio, sempre se tira algo bom, que se adapte ao seu estilo.
É óbvio que não acho tudo lindo, roupas estravagantes demais, floridas demais, e golas “v” enormes acho totalmente deselegante.
TC - O que você acha dos viciados em tendências de moda?
Tem vício pra tudo né? Tem vício pra internet, carros, e os viciados em moda? Não vejo problema algum, desde que não fique julgando as pessoas pelo fato de se vestirem com algo que não concorde.
TC - Como você sabe que outra pessoa está bem vestida?
Se ela está de acordo com o meu gosto. Os maiores modistas podem dizer que fulano está super bem vestido com determinada roupa, mas se eu não gosto, posso dizer que não achei bem vestida.
Seguindo a opinião dos meninos, acredito que qualquer um pode (e deve) se vestir como bem entender. Agregar informações das últimas tendências ou da curadoria individual que se faz de toda informação de moda é uma escolha particular e dependente de múltiplos fatores. E sobre estar sempre envolvido com a moda ou não, copio um trecho da matéria ‘Macho fashion man’ publicada pelo Correio Braziliense no ano passado:
“Em teoria, é impossível para qualquer homem não se envolver com a moda, já que ela não se relaciona somente com a roupa. Ninguém se veste de olhos fechados, só pegando algo no guarda-roupas”, afirma Gregory Martins, editor do blog de moda masculina Trend Coffee. Para ele, seja com relação a macrotendências ou na hora de escolher a gravata do trabalho, o homem se preocupa com o que veste porque isso faz parte da sua rotina: “De forma geral, é claro que cada um pode se vestir exatamente como quer. Mas todos ao redor também se preocupam com o que você coloca e, mais ainda, as mulheres querem ver se a roupa expressa o que o cara é de verdade”.
Como você se veste?
0 comentários:
Postar um comentário