por Gregory Martins
O fato da entrevista de emprego normalmente ser o primeiro contato que temos com a empresa que desejamos fazer parte amedronta.
Não basta estar minimamente preparado!
É preciso ter o currículo na mão, portfólio em perfeito estado, respostas comuns na ponta da língua e a imagem perfeita.
E é justamente este o ponto mais deficiente já que poucas faculdades te ajudarão com isso.
Ir para o mundo real e se distanciar do academicismo é uma tarefa que nem todos conseguem cumprir. Alguns por desconhecerem os melhores caminhos e outros por não saberem se encaixar nessa realidade.
A imagem de um candidato à vaga na empresa ideal é fundamental. O entrevistador quer encontrar não apenas um novo empregado com vastas habilidades, mas também aquele que se enquadra na imagem que a empresa deseja passar.
O melhor método para não errar a roupa na hora da entrevista de emprego é saber exatamente quais são os limites de vestimenta da área e como os outros membros dessa equipe de vestem. Caso isso não seja possível, como para alguém que viaja unicamente para a entrevista e não possui tempo prévio, vista algo genérico. Este tipo de traje envolve uma calça alfaiataria, sapatos bem conservados, cintos e uma camisa manga longa. A calça pode ser trocada por um jeans reto e escuro. Se pintar o frio um blazer cai bem. Cabelos arrumadas, unhas curtas e barba bem aparadas também são indicados.
Sabe-se há muito tempo que o terno azul escuro representa maior seriedade do que o mesmo conjunto preto. Mas, a menos que você esteja sendo entrevistado para um cargo de alto grau, o terno não é necessário.
Há empresas e áreas onde as roupas engomadas não fazem diferença e outras ainda onde estas escolhas te fazem ser desclassificado. Vagas em setores de criatividade tendem a ser bem liberais quanto à vestimentas. Isso não significa que camiseta de banda, bermuda cargo e chinelo de dedo sejam comumente aceitos.
Vale a lei do bom senso: nem muito, nem pouco. Apostar em uma composição de peças simples que se adequem ao cargo desejado é uma escolha acertada. Na dúvida, calça e camisa funcionam muito bem.
Boa sorte com a vaga!
0 comentários:
Postar um comentário