O casamento, aquele ritual que já foi considerado uma "instituição falida", voltou para a lista de sonhos de várias mulheres. A vontade de anunciar a felicidade e a união com o amor da vida (enquanto dure!) está de volta. E chega acompanhada de um revival de elementos que traduzem esse resgate romântico, principalmente na roupa da noiva. Tiaras que complementam mantilhas – os véus com bordados na borda e mangas longas e rendadas voltam para a wish list do altar. Mas nada que se compare ao retorno das esquecidas (e por tantas vezes esnobadas) saias com volume. E assim, volume mesmo. Como bem lembra a top designer Gloria Coelho “nesse dia especial, as noivas querem ser como princesas”.
Há dois anos, Vera Wang – um dos principais nomes quando se fala em vestido de noiva – levou para as passarelas vestidos com saias volumosas e recortes irregulares. "As noivas viram que podiam voltar a usar as saias longas e com volume porque as modelagens ressurgiram mais modernas" analisa Constance Zahn, especialista em casamentos que tem um blog homônimo (sobre noivas, claro!).
Como tudo na moda alia comportamento a questões técnicas, uma das razões para o retorno do volume está na volta do tule como material principal e não apenas coadjuvante, usado nos saiotes internos. "Há alguns anos, as noivas não gostavam muito do tule, achavam um tecido simples demais para o grande dia, e ele ficava restrito ao véu." comenta Fernanda Floret, do blog Vestida de Noiva.
O tule é leve e permite a quantidade de tecido que a noiva desejar, mas os estilistas começaram a explorar o volume também com outra matéria-prima que retorna com força, o cetim duchese. Macio, pesado e com brilho em uma das faces, é muito utilizado como sobressaia. "O cetim duchese é mais encorpado e resulta em vestidos de grande impacto" ressalta Constance.
Durante a última edição da New York Bridal Week,em outubro, a teoria se confirmou com o trabalho de criadores como Marchesa, Vera Wang, Monique Lhuillier, Oscar de la Renta e Reem Acra. A estilista Bibi Barcellos, de São Paulo, dá uma dica preciosa para quem gosta do estilo mas quer alongar a silhueta: “temos feito muitas saias em que as camadas começam abaixo da linha dos quadris, para ter volume apenas na saia, sem aumentar a cintura da noiva”.
Volume controlado
Para complementar o look princesa, as saias imensas formam composição com corsets ajustadíssimos, que modelam e ressaltam as proporções da cintura em relação ao quadril.
Para se jogar na pista
Hoje em dia, mais do que receber os convidados, as noivas querem mesmo é curtir a festa. A criadora Solaine Piccoli lembra que uma das alternativas é a troca de look. As noivas que querem chegar ao altar com vestidos extremamente volumosos e querem se divertir na recepção podem optar por modelos dois em um. Além da possibilidade de desprender a cauda, há também as peças em que há uma sobressaia removível.
O encontro de texturas e matérias-primas.
Efeitos que misturam texturas e garantem resultados inusitados ajudam a renovar o visual princess. Ideal para as românticas mais ousadas e extravagantes! O mix de texturas é uma tendência das passarelas que chegou com tudo nos de vestidos de casamento. “A moda é um assunto que interessa todo mundo atualmente, então é natural que as pessoas queiram ter nos seus vestidos detalhes atuais” ressalta Constance Zahn.
0 comentários:
Postar um comentário