MARLON BRANDO É DON VITO CORLEONE, CHEFE DE FAMÍLIA E DA MÁFIA SICILIANA EM NY
O fato de a trilogia “O Poderoso Chefão” (“The Godfather”) retratar a história de Don Vito Corleone (Marlon Brando) e de seus filhos envolvidos com a máfia – o que inclui tiros, mortes, muito sangue e violência – faz do clássico, dirigido por Francis Ford Copolla, uma saga essencialmente masculina. Há quem diga até que as mulheres dos filmes não fariam a mínima falta no enredo se deixassem de existir.
Mas não era o próprio chefe dos Corleone quem bradava: “Um homem que não se dedica à família jamais será um homem de verdade”? E uma família só é completa com a presença de uma mulher, certo? Além disso, sem Connie (Talia Shire), Key (Diane Keaton), Apollonia (Simonetta Stefanelli), Deanna (Marianna Hill) e Mary (Sofia Copolla), as vidas daqueles homens sisudos teriam tomado rumos bem diferentes.
No ano em que se comemora quatro décadas do lançamento do primeiro “O Poderoso Chefão" (1972), e que chega às livrarias uma edição comemorativa do clássico de Mario Puzo, que deu origem à celebrada trilogia, o livro “O Poderoso Chefão” (Editora Record, 464 páginas), resolvemos homenagear as personagens femininas dos longas e analisar os looks inesquecíveis que se sobressaíam entre os ternos neutros e escuros usados pelos sicilianos e seus inimigos.
EXUBERÂNCIA NO CASAMENTO
Mas não era o próprio chefe dos Corleone quem bradava: “Um homem que não se dedica à família jamais será um homem de verdade”? E uma família só é completa com a presença de uma mulher, certo? Além disso, sem Connie (Talia Shire), Key (Diane Keaton), Apollonia (Simonetta Stefanelli), Deanna (Marianna Hill) e Mary (Sofia Copolla), as vidas daqueles homens sisudos teriam tomado rumos bem diferentes.
No ano em que se comemora quatro décadas do lançamento do primeiro “O Poderoso Chefão" (1972), e que chega às livrarias uma edição comemorativa do clássico de Mario Puzo, que deu origem à celebrada trilogia, o livro “O Poderoso Chefão” (Editora Record, 464 páginas), resolvemos homenagear as personagens femininas dos longas e analisar os looks inesquecíveis que se sobressaíam entre os ternos neutros e escuros usados pelos sicilianos e seus inimigos.
EXUBERÂNCIA NO CASAMENTO
As primeiras cenas de “O Poderoso Chefão” acontecem durante o casamento da única filha de Don Vitto,Constanza Corleone (Talia Shire). Na cerimônia tipicamente italiana, Connie ostentou um vestido com renda, mangas longas e bufantes, e um grande arranjo na cabeça. A exuberância do modelo difere dos vestidos de noiva usados na época (década de 40), quando a sociedade ainda se recuperava da Segunda Guerra e optava pela simplicidade até mesmo na hora de dizer "sim". É que, apesar da situação difícil em que o mundo se encontrava, os Corleone eram das poucas famílias que se mantinha rica e poderosa.
Apesar das poucas aparições, a personagem ganhou força ao longo dos filmes e foi decisiva em "O Poderoso Chefão III", quando ficou mais próxima de seu irmão, Michael Corleone (Al Pacino), o novo chefe da família. Essa posição reflete-se no figurino de Connie, que passa a usar roupas luxuosas e muitas joias.Exibir grandes pedras e brilhantes era tendência nos anos 80, época em que se passava a terceira parte da saga.
KAY ADAMS E O LARANJA
KAY ADAMS E O LARANJA
No primeiro filme da trilogia, Kay Adams (Diane Keaton) é o centro de atenções no casamento de Connie graças ao vestido laranja acinturado, que se destaca entre as cores neutras e escuras dos demais convidados. Aliás, laranja e vermelho eram as cores preferidas da personagem, que representava a modernidade nova-iorquina dos anos 40, com vestidos abaixo do joelho, saias rodadas e decotes de corte geométrico.
O colorido das roupas de Kay vai sumindo a partir do momento que o envolvimento com os Corleone aumenta. Quando ela se torna uma mulher casada, em "O Poderoso Chefão: Parte II", a sobriedade e os cortes mais retos dominam o seu guarda-roupa, já que nos anos 60, época em se passa o longa, o unissex ganha força total com a popularização do uso da calça jeans e camisas e blusas de gola alta.
APOLLONIA VINTAGE
A jovem Apollonia Vitelli (Simonetta Stefanelli) aparece pouco e apenas na primeira parte da saga. No entanto, a personagem é inesquecível já que, se não tivesse aparecido na vida de Michael, não existiriam as duas continuações de “O Poderoso Chefão”. Apollonia ficou marcada também pelo seu elegante e rendado vestido de noiva, fechado até o pescoço e bem parecido com o copiadíssimo modelo usado por Grace Kelly em seu casamento com o Príncipe Rainier de Mônaco. Este tipo de vestido inspira noivas de estilo vintage até hoje.
O LUXO DE DEANNA
A famosa atriz de Hollywood e esposa de Fredo Corleone (John Cazale), Deanna Corleone (Marianna Hill) desfilou pelo filme “O Poderoso Chefão: Parte II” com looks luxuosos. Nos anos 60, a forma de se vestir estava diretamente ligada ao comportamento e Deanna fazia jus a sua posição na sociedade compeles, casacos e vestidos sensuais. O cabelo volumoso no alto da cabeça e a maquiagem mais pesada nos olhos era tradicional entre as artistas da época.
OS ANOS 80 NO GUARDA-ROUPA DE MARY
Mary Corleone (Sofia Copolla) é a filha querida de Michael e só apareceu em “O Poderoso Chefão: Parte III”, que se passa em 1979. A garota de personalidade forte demonstrava estar antenada na moda ao apostar em modelagens e padrões típicos da década seguinte. Ombreiras, tafetá, metálicos e brilhos eram recorrentes no guarda-roupa da moça.
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